quarta-feira, 6 de junho de 2012

VOLTEI!

No Recife – Casa de Maria Helena



“Voltei,
Aqui é o meu lugar,
Minha emoção é grande,
A saudade era maior,
E voltei para ficar.”
Osvaldo Nunes



Memorial da Resistência
Voltei do meu rolé por São Paulo e Recife. Voltei para minha terra natal, minha pequenina João Pessoa, tão bonita, quente, gostosa e aconchegante.

Foi um mês fora de casa e eu já estava com muitas saudades do meu lar. A alegria de voltar só não é maior porque agora minha casa está vazia, sem o meu pai, mas vou ter que conviver com isso...

MASP
Passeei e me diverti muito em São Paulo. Fui a museus, exposições (Modigliani no Masp, Andy Warhol no Museu da Imagem e do Som, Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa, Alberto Giacometti na Pinacoteca, Portinari no Memorial da  América Latina, fora outras tantas de artistas menos conhecidos, mas não menos importantes e deslumbrantes, além de ver os acervos permanentes), parques, teatro, cinema, bares, restaurantes, Mercado Municipal e seus famosos pasteis de bacalhau e sanduiche de mortadela, visitei amigos, enfim, matei as saudades daquela terra e das pessoas das quais tanto gosto.

Museu Afro Brasil
Exposição sobre o Cangaço
E quero fazer uma ressalva especial para o Museu Afro Brasil http://www.museuafrobrasil.org.br/, no Parque do Ibirapuera. Fiquei deslumbrada com o que vi lá. Segundo um dos monitores, o acervo permanente tem cerca de 5.000 peças, sem contar as exposições temporárias que sempre acontecem, como nos outros museus. Não deixem de visitá-lo quando forem a SP.

Com Celinha, Paulo Lopes, Pepê 
e Paulo Barros
Bar do Jacaré – Vila Madalena
No quesito gastronomia enfiei o pé na jaca! Comi e bebi tudo o que tinha direito, aproveitando o fato de não estar dirigindo e podendo me deliciar com cerveja ou vinho, todo dia no almoço. O resultado é que recuperei 5kg dos 6,5kg que havia perdido antes de viajar. Mas tem nada não! Começo tudo de novo e muito feliz por ter aproveitado muitíssimo bem meus dias de “férias”.

O que não gostei muito foi do frio que fez enquanto estava lá. Arre! Houve dias que não tive coragem de sair de casa, de tanto frio e a temperatura só melhorou na última semana da minha estada.

Na Sudene com Nísia, Neide e Dalva
No Recife visitei queridos amigos, a minha velha e querida Sudene e descansei um pouco porque ninguém é de ferro.

E nessa viagem comprovei ainda mais o fato de não querer mudar daqui, desta cidade que ainda tem uma qualidade de vida muito boa, comparada ao burburinho, trânsito maluco de SP e Recife, aliado ao frio, também de SP. Ô Nordeste bom da peste!!!

Almoço na casa da Edna, irmã do Pepê
Pretendo viajar mais, quando o dinheiro permitir, mas sabendo que voltarei, pois, o Nordeste e, em especial, a Paraíba, será sempre o meu porto seguro, onde estão as minhas raízes, as minhas referências, a minha família, muitos amigos, fatores dos quais não abro mão para ter uma vida legal e tranqüila, assim como foi a do meu pai.

Voltei, aqui é o meu lugar!

Fátima Vieira


Nenhum comentário: