domingo, 29 de abril de 2012

PRESENTE DE DOMINGO...















OS ENGENHOS DE MINHA TERRA

Ascenso Ferreira

Dos engenhos de minha terra
Só os nomes fazem sonhar:

                - Esperança !
                - Estrela d'Alva !
                - Flôr do Bosque !
                - Bom-Mirar !

Um trino… um trinado… um tropel de trovoada…
e a tropa e os tropeiros trotando na estrada:

                - Valo!
                - Êh Andorinha !
                - Ê Ventania !
                - Ê...

    "Meu Alazão é mesmo bom sem conta !
    Quando ele aponta tudo tem temor…
    A vorta é esta: nada me comove !
    Trem, outomove, seja lá que for…"

                "Por isso mesmo o sabiá zangou-se !

                Arripiou-se foi cumer melão…
                Na bananeira ela fazia: piu !
                Todo mundo viu, não é mentira não…"

- Bom dia, meu branco !
- Deus guarde sua senhoria, Capitão !

......................................................................

Dos engenhos de minha terra
Só os nomes fazem sonhar:

                - Esperança !
                - Estrela d'Alva !
                - Flôr do Bosque !
                - Bom-Mirar !




Nenhum comentário: