quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CORDEL PARA O GAAPAC




A HISTÓRIA DE UM GRUPO COMPETENTE
QUE TRAZ FORÇA E ESPERANÇA,  
PRA VIDA DE MUITA GENTE


Fátima Correia

Meu caro amigo leitor
Eu peço sua atenção
Pois vou lhe contar um fato
Que causa admiração
E que pode acontecer
Com qualquer um cidadão

Há muito ouvia falar
Em uma tal de doença
Que é meio traiçoeira
E chega sem pedir licença
E que  "Com ela ninguém pode!"
Já tava virando crença

Tempos atrás, lembro bem
Informação era pouca
Quando se falava em Câncer
Era uma coisa louca
Alguém dizia: "Cruz credo!
Três vezes bata na boca!"

No entanto, um certo dia
Comigo mesmo ocorreu
A danada me pegou
Por pouco não me abateu
Pois quando tive a notícia
O chão desapareceu

Fiquei então meio zonzo
Será possível? Indaguei!
Inda quero viver muito
E bem, como é de lei
Hei de encontrar um jeito
De vencê-Ia, eu pensei

Procurei informação
Em tudo que é lugar
Pra ver o que era preciso
Fazer para melhorar
"Tratamento e muito apoio!"
Comecei a escutar

"Faça tudo direitinho
O que o seu médico mandar
Cirurgia, quimio, rádio
Tudo o que necessitar
De remédio e alimento
Não se pode descuidar!"

Foi tanta da novidade
Que pra mim aparecia
Um novo palavreado
Que ainda desconhecia
Rádio? Só lembrei do meu
Que eu escuto todo dia

E o medo e a tristeza
Essa agonia danada
De se sentir diferente
Do restante da moçada?
Tava ficando difícil
De vencer essa parada!

Foi quando um colega meu
Vendo tamanha aflição
Me falou de um lugar
Onde em tal situação
Um amigo dele teve
Apoio, orientação

Ao conhecer o GAAPAC
Tudo ficou diferente
Vi que meu problema era
Igual ao de muita gente
Pois nos entende melhor
Quem sentiu ou inda sente

Foi tão forte para mim,
Essa força recebida
Que o GAAPAC terá
Propagação garantida
Pra que muita gente possa
Por ele ser acolhida

Esse Grupo teve origem
Há muitos anos atrás
Uma paciente achou
Trabalho tão eficaz
Realizado em São Paulo
Com efeito bom demais

O nobre Dr. Carl Simonton
Desse método é criador
Técnicas de Relaxamento
Pra aceitar melhor a dor
E de Visualização
De paz, saúde e amor

Atitude pessoal
Tem profunda revisão
Assumindo o tratamento
Tendo determinação
Ficando mais responsável
Com maior compreensão

Mais ativa e positiva
É a participação
Durante todo o processo
Visando a superação
E reestruturar a vida
Passa a ser uma Missão

Voltando para Recife
92 era o ano
Com outros profissionais
Traçou então logo um plano
De ser criado o GAAPAC
Em solo pernambucano

É uma Associação
Que busca "encontrar saídas"
Autoajuda de pessoas
Pelo Câncer atingidas
E que visa à melhoria
Da Qualidade das Vidas

Os pacientes e os "ex”
Buscam logo se integrar
Também os familiares
Chegam pra participar
E profissionais voluntários
Prontos a colaborar

Nela a pessoa se sente
Muito mais fortalecida
Busca então uma atitude
Mais otimista na vida
Aprende a "cuidar de si”
E retomar sua lida

São muitas suas ações
A Equipe é bem capaz
Acolhida, informações
Reuniões semanais
Visitas em domicílio
E também nos hospitais

Abordagem principal
É Simonton, naturalmente
O trabalho é holístico
Cuidar do corpo e da mente
Também do emocional.
E do espírito da gente

Promove o PAAA
Um Programa Avançado
De Autoajuda também
Que é direcionado
Ao paciente, família
E pessoal interessado

Conhecimentos, vivências
Esse curso vem trazer
Contato com emoções
Fazendo a vida rever
Mobilizando inda mais
A vontade de viver

Em valorizar a vida
Esse Time é o tal
Festeja os aniversários
São João e Carnaval
Brinca até de pastoril
Quando é tempo de Natal

Desenvolve os talentos
Do grupo de associados
Poesia, música, teatro,
Todos são incentivados
Cantar junto, tocar flauta
Aprendemos, encantados

De uma ação literária
Adequada e abrangente
Temos bom livro explicando
De forma bem convincente
Direitos assegurados
Para qualquer paciente

Realiza e participa
De várias programações
Entrevistas e palestras
Jornadas, reuniões
E em jornais e revistas
Sempre tem publicações

No GAAPAC encontrei
Informações, cortesia
Para melhor enfrentar
A luta do dia-a-dia
Chorei, sorri, fiz amigos
Recuperei alegria

Também são realizados
Passeios e excursões
Pois essas atividades
Neutralizam as tensões
Estimulam a alegria
São cultura e diversões

Tem outra notícia boa
Tesão, não desaparece
Ficar sem esses "folguedos"
De fato, ninguém merece
Quando ocorre uma melhora
A brincadeira acontece!

E por tudo isso, amigo
Peço colaboração
Informe a quem necessita
Atue na divulgação,
O GAAPAC lhe agradece
E toda a população!



Minha querida amiga, Madalena Andrade, Diretora de Pacientes do GAAPAC

O GAAPAC - Grupo de Apoio e Auto Ajuda para Pacientes de Câncer http://www.gaapac.org.br/, faz no Recife um trabalho maravilhoso de apoio aos pacientes de câncer. E eu tenho o privilégio de ser amiga de algumas dessas mulheres maravilhosas e guerreiras que fazem o GAAPAC.

Festa do aniversário de 18 anos do GAAPAC, em 2010.

O GAAPAC na campanha Outubro Rosa

Luciana Pires
E vejam aqui a entrevista de Luciana Pires, outra Diretora do GAAPAC e também uma amiga muito querida, sobre a campanha Outubro Rosa:

5 comentários:

Madá disse...

Oi Fátima !!!!
Você como sempre divulgando a Instituição GAAPAC!!!
Apenas faço uma ressalva, pois não sou Coordenadora do GAAPAC e sim Diretora de Pacientes.
A Presidente atual é Margarida Carreiro!!
Nesta foto nem aparecem os meus cabelos brancos!!!!!! Achei ótimo!

O GAAPAC precisa de pessoas como você!!!

Bjos

Madá


Madá

Madá disse...

Oi Fátima!!!!
Você é de fato uma grande divulgadora do GAAPAC!!!

Em nome do GAAPAC, agradeço a sua valiosa contribuição na divulgação das nossas atividades!!!

Faço uma ressalva quanto ao cargo que ocupo, pois não sou Coordenadora da Instituição e sim, Diretora de Pacientes.
Gostei da foto sem os meus cabelos brancos!!!!!!!
Bjos
Madá

Fatita Vieira disse...

Querida Madá,

Na hora não lembrei exatamente do seu cargo e coloquei Coordenadora, mas já fiz a correção.

Quanto à foto, é de 2006, no aniversário de Marivete.

Mas você está ótima hoje em dia também, mesmo com um pouquinho de cabelos brancos.

Beijos!

Fatita Vieira disse...

Da minha amiga querida, Luciana Pires, por email:

Fátima,

Você é mesmo arretada e eu tenho muito orgulho de ser sua amiga.

Dou boas risadas com as coisas que você escreve e quando eu crescer quero ficar assim que nem tu, tirando as doidices, claro.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fatita Vieira disse...

Querida Lu,

Eu também tenho muito orgulho de ser sua amiga. Você é uma mulher danada! Além do trabalho no Gaapac, também faz um trabalho digno de elogios na Pastoral da Criança.

Que Deus lhe abençoe e lhe dê muitos anos de vida para continuar nessa luta.

Beijos!